Depois de um longo inverno longe desse blog sempre ativo (!), apareço por aqui para dizer aos amigos que é fácil compartilhar arquivos pela internet. Os poucos afeitos à troca de arquivos podem pensar que é uma tarefa complexa mas não é. Existem várias ferramentas para isso mas vou começar citando a forma mais simples: a que não exige nenhum programa especial.
A forma mais simples de compartilhar arquivos na internet é através dos sites de download. Existem alguns que são bastante famosos como RapidShare, MegaUpload, etc., e outros desconhecidos do grande público que são tão ou mais eficientes que os famosos.
Primeiramente, vamos entender o conceito. Quando eu quero enviar um arquivo para um amigo, eu posso fazê-lo por e-mail. Posso anexar o arquivo a um e-mail e mandá-lo. É fácil e eficiente. Mas tem inconvenientes. Por exemplo, se quiser enviar um vídeo, o arquivo a ser anexado pode ser bastante grande e isso pode ser um problema para quem recebe. Algumas pessoas usam caixas postais de baixa capacidade e um e-mail com um grande anexo pode deixá-la lotada e assim impedir a recepção de novas mensagens, causando transtornos para o recebedor. Outro inconveniente é que e-mails com grandes anexos ficam junto com todos os e-mails recebidos pelo receptor e se ele está com pressa para baixar um determinado e-mail importante e existem várias outras mensagens com grandes anexos na fila ele terá que esperar...
Por outro lado, sempre é possível usarmos os tais serviços de transferência de arquivos via internet que citei acima. Eles resolvem estas duas desvantagens que descrevi. Primeiro que não há um grande anexo a ser enviado por e-mail. Você manda para o seu amigo apenas um endereço de download da internet que não ocupa virtualmente espaço nenhum na mensagem. E por ser uma mensagem pequena não lota a caixa de ninguém e não gera tráfego desnecessário que venha a incomodar o destinatário.
Bem, entendido o conceito, vamos explicar a forma mais adequada de fazer a transferência dos arquivos. Você pode simplesmente mandar o arquivo diretamente. Digamos que seja uma música. Você entra num dos sites que vou indicar neste texto e faz o envio (upload) da música para ele. Ao final do processo, ele lhe apresentará um link de internet que você simplesmente vai copiar e colar e um e-mail, por exemplo, e mandar para seus amigos. Seus amigos receberão o e-mail com o link, clicarão nele e farão o download do arquivo para seus computadores.
Embora seja simples, esta não é a forma mais indicada de se trabalhar. Por questões de segurança, sugiro sempre fazer o upload de um arquivo com senha. Lembrem-se que o arquivo estará em um site público onde qualquer um poderá baixá-lo e o conteúdo pode ser pessoal demais para corrermos o risco de cair em mãos erradas. Por isso, a melhor forma é selecionar o(s) arquivo(s) desejado(s) e compactá-lo(s) em um único arquivo com senha. Desta forma, somente o destinatário que saiba qual é a senha terá acesso ao conteúdo desse arquivo. Alguns compactadores permitem, inclusive, codificar os nomes dos arquivos contidos nessa versão compactada. Dessa forma, sem a senha não é possível nem saber quais arquivos estão inclusos no arquivo compactado baixado. É um ótimo procedimento de segurança. Os procedimentos de como se fazer isso serão detalhados em outro texto que terá ser cuidadosamente descrito na forma de um tutorial, de preferência com telas de programa para deixar tudo bem claro. Aguardem e confiem!
Bem, criado o arquivo compactado resta somente fazer o upload para um dos sites. Os mais conhecidos são os que citei, a saber: RapidShare (http://www.rapidshare.com) e MegaUpload (http://www.megaupload.com). Eu prefiro trabalhar com outro bem menos conhecido mas muito fácil de usar, com boas velocidades de download e sem muitas as limitações e frescuras dos sites acima, que impõem tempo de espera entre um download e outro, por exemplo. O site é o ifile.it (http://ifile.it). Muito bom mesmo!
Você pode fazer cadastro se quiser mas isso não é obrigatório. Para enviar arquivos de até 100 MB você não precisa ser cadastrado. Seu arquivo ficará disponível no servidor por pelo menos 30 dias a contar do último download feito. Um serviço muito interessante.
Para conhecer o serviço, recomendo fazer um teste simples. Entrem no site, cliquem na opção "upload", selecionem um arquivo pequeno, cuja transferência seja bem rápida e cliquem no botão de envio. Aguardem a transferência terminar e ao final o site apresentará uma tela onde existem 3 campos. Os dois primeiros campos são os links usados para download. Ambos se referem ao mesmo arquivo mas o link existente no segundo campo é um pouco mais descritivo. Ele mostra o nome do arquivo enquanto que o primeiro mostra apenas uma sequência de letras e dígitos. Qualquer um deles produzirá os mesmos resultados. O terceiro é um link para deletar o arquivo. Se por algum motivo você quiser forçar a deleção do arquivo depois de um tempo, basta abrir o navegador e copiar e colar aquele link em vermelho. Ele pedirá confirmação e, se autorizado, o arquivo será removido do servidor. Quase nunca é utilizado, afinal os arquivos acabam sendo eliminados por decurso de prazo.
Então vocês agora já sabem como mandar um arquivo para o servidor do ifile.it mas e depois? Simples! Usem o copiar e colar do Windows e coloquem o primeiro ou o segundo (não precisam copiar os dois porque isso é redundante) link num e-mail e mandem para quem vocês quiserem. Lembrem de informar no e-mail qual a senha usada para descompactar os arquivos, caso tenham colocado uma. Quem recebe o e-mail vai apenas clicar no link que vocês adicionaram e isso fará o navegador abrir a página para download. Existem algumas propagandas que podem e devem ser solenemente ignoradas pelo recebedor. O importante é que ele clique no link "request download ticket" no canto superior esquerdo da tela . É necessário esperar que toda a tela seja carregada ou o link não funcionará. Após clicar ali, o link mudará sua descrição para "download". Clique novamente ali e salve o arquivo no computador. Simples assim. A transferência costuma ser muito rápida, especialmente se você usa algum gerenciador de downloads como o Orbit Downloader (http://www.orbitdownloader.com), o Free Download Manager (http://www.freedownloadmanager.org) ou qualquer outro. Já consegui taxas de download da ordem de 700 Kbytes/segundo que é o meu limite de velocidade. Dá pra baixar arquivos enormes em questão de poucos minutos!
Seguindo o mesmo princípio, pode-se usar o RapidShare ou o MegaUpload (existem vários outros, na verdade) para fazer o mesmo. Faça seus testes e escolha o que lhe parecer melhor.
Então, o que estão esperando? Selecionem aquelas fotos bacanas de trocentos megapixels das suas férias que você está morrendo de vontade de passar para os amigos mas não tem coragem de mandar por e-mail pra não entupir a caixa de ninguém, mandem pra um destes serviços e enviem os links respectivos por e-mail. Sem transtorno e com absoluta confiança.
Divirtam-se!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nelsão - o Rodrigues - disse uma vez que "nas velhas gerações, o brasileiro tinha sempre um soneto no bolso. Mas os tempos parnasianos já passaram. Hoje, ferozmente politizado, ele tem sempre à mão um comício".
ResponderExcluirBem, se meu bravo irmão fosse da nova geração, o comício dele seria pela 'piratagem' (sic-sic).
E eu o apoiaria a la muerte, nesse caso. :D
Ótimo!
Bom saber que alguém vai me levar um bolo com lima no xilindró. Se bem que pensando nas nossas cadeias, prefiro um cinto de castidade com uma placa enorme atrás!
ResponderExcluirHá vida no planeta mongo! hahahahahahaha
ResponderExcluirA dupla LeLe precisava ler essa aulinha...
Espírito p2p é algo indescritível, acredito que uma pessoa ao compartilhar um conhecimento que ela detém esta pessoa está compreendendo o espírito p2p.
ResponderExcluirAcredito que se por ventura um amigo seja preso por cometer estes atos eu tentaria primeiramente as maneiras legais caso o sucesso não seja alcançado, providenciaria um bolo com uma lima dentro. rsrs