sábado, 2 de maio de 2009

O primeiro título que o mercado está me devendo

Para começar a saga dos títulos ausentes, faço menção ao excelente filme "O homem que queria ser rei". O título original é "The man who would be king" e a produção é de 1975. O site especializado IMDB lhe atribui a pontuação 8.0, o que não é pouca coisa. A Wikipedia em português também apresenta uma boa resenha do filme.

Um filme magnífico, com belíssima fotografia e a mão sempre competente de John Houston no leme. A história dos dois ingleses aventureiros que percorrem as Índias Britânicas no início do século em busca de fortuna e que encontram muito mais que isso é primorosa.

Infelizmente, vi o filme apenas uma vez na minha já distante adolescência, de forma que muito dos detalhes já se perderam no tempo mas lembro-me perfeitamente que fiquei bastante impressionado com a obra. Infelizmente, no Brasil ele ainda está disponível apenas em VHS, o que é uma lástima. Espero que isso seja remediado em breve. Estamos vendo no país um grande volume de lançamentos de obras antigas, muitas delas clássicas, em DVDs e na minha opinião este filme certamente deveria figurar nesta categoria. O distribuidor nacional em VHS foi a Columbia Home Video. Bem que ela podia se lembrar dessa obra de arte e presentear o consumidor brasileiro com uma versão em DVD ou, dada a atual modernidade, Blu-Ray.

Você viu o filme? Comente!

4 comentários:

  1. Sobre o O Homem Que Queria Ser Rei, vale ainda lembrar que a trilha sonora foi assinada por Maurice Jarre, morto recentemente aos 84 anos - que criou fama pela composição de trilhas das megaproduções do diretor David Lean, como Dr. Jivago, Lawrence da Arábia e A Filha de Ryan. Além da parceria com Lean, Jarre compõs também para outros filmes famosos como O Mais Longo dos Dias (ótimo, por sinal), A Testemunha, Topázio, Ghost, Mr. Jones, Sempre Aos Domingos (este, então, um filmaço!), A Sociedade dos Poetas Mortos, entre vários outros.

    ResponderExcluir
  2. Só pra constar, dessa sua lista aí eu já tenho Lawrence da Arábia e Sociedade dos Poetas Mortos (DVD) e O Mais Longo dos Dias (VP7/Vorbis). E o "Sempre aos Domingos" vai pra minha interminável "to do list" pela recomendação.

    Beso.

    ResponderExcluir
  3. Atualizando... Parece que o "Sempre aos domingos" nunca foi lançado no Brasil em DVD... :( Achei um homônimo italiano de 1991 mas esse seu parece ser um film francês da década de 60 sobre o relacionamento entre um soldado traumatizado e uma menina órfã, correto?

    Beso.

    ResponderExcluir
  4. Sim, esse meu é o do soldado e da menina.
    Bom, quem me dera se fosse meu.
    :-)
    Bacio

    ResponderExcluir