quarta-feira, 31 de março de 2010

Convertendo seus DVDs para formato digital facilmente

Você, caro leitor, certamente já ouviu falar de vídeos disponíveis na internet em vários formatos digitais. Talvez até já tenha baixado alguns para seu computador, não é? Mas se você for leigo, pode imaginar que produzir vídeos é algo muito complexo, somente para iniciados, geninhos da informática ou, como os chamamos carinhosamente, escovadores de bit.

A verdade é que é bastante simples converter vídeos para formatos digitais. Num tópico anterior eu falei sobre converter seus CDs para formato digital e poder ouvir livremente suas músicas enquanto seus CDs continuam guardados em segurança. O que estou propondo aqui é a mesma coisa mas agora tratando de DVDs. Você pode fazer cópias digitais de seus DVDs e usá-las à vontade, mantendo seus discos preservados e eternizados, garantindo seu investimento.

Fiz um tutorial em PDF com várias telas explicativas, mostrando com detalhes a forma de se trabalhar com um programa chamado HandBrake, um software muito interessante, opensource e fácil de usar. Ele usa, entre outros, um codec chamado x.264, que é a versão também opensource de um codec chamado H.264 e que vem sendo considerada a sensação do momento na área de conversão de vídeos. Todos os softwares envolvidos no tutorial são opensource ou freeware, de forma que não há caras licenças envolvidas nem pirataria de software. Você pode usá-los despreocupadamente e fazer cópias dos seus discos de forma segura.

Tudo de que você precisará é de um computador com leitor de DVD, um bom processador (quanto mais poderoso, mais rápida será a conversão) e muito espaço em disco. Por outro lado, você ficará surpreso ao ver que o processo é muito simples, de fato. Após umas poucas conversões você estará trabalhando sem olhar para o tutorial. Confie em mim. :)

Você poderá incluir todas as legendas e todos os idiomas que quiser, deixando de lado o que não interessa. No tutorial há um link para um arquivo de demonstração do trabalho final. São apenas 11 MB. baixe-o e veja por si só. No tutorial você verá como alternar entre legendas e áudios.

Bem, chega de conversa fiada. O tutorial em si pode ser baixado nesse link. E lembre-se de comentar aqui seus sucessos ou pedir ajuda nas eventuais dificuldades. Estamos aqui pra isso mesmo: compartilhar conhecimento e nos divertirmos. Eu certamente estou.

Abraço.

Um comentário:

  1. Enfim, um novo post do maridão!!! Eu já estava preparada para passar o aspirador de pó sem fio por aqui... hahahahahahahaha
    Love you!!! Bacci!!!

    ResponderExcluir