quarta-feira, 12 de maio de 2010

Japa in box. O prazer da culinária japonesa!

Sim, caros 3 leitores! Eu agora gosto de comida japonesa! Yes! Você não leu errado. Explico... Quem me conhece sabe que não gosto de frutos do mar, salvo as honrosas exceções do atum e salmão e que tolero camarões. Ponto. E olhem que esses três já são concessões que eu não faria no passado. Mas realmente gosto dos primeiros dois e encaro o terceiro com bravura.

A grande novidade é que a culinária japonesa entrou na minha vida recentemente, e como sempre pelas mãos da minha querida Daniela. Fiquei fã! Ontem mesmo estivemos no nosso templo predileto, o restaurante Saikô. Um lugar bonito, gostoso e com delícias de tirar o chapéu (alguém ainda usa chapéu?).

Foi exclusivamente pela qualidade das iguarias do local que eu me rendi. Já havia provado um sushi há muitos anos e francamente tinha ficado abaixo do camarão, ou seja, menos que tolerável. Mas acho que foi uma infeliz confluência de inadequações. O prato não era tão bem preparado (era um "genérico") e eu não estava realmente imbuído da vontade de conhecer coisas novas. Mas há 6 meses tudo foi diferente.

Estava com minha amada mulher numa de nossas primeiras saídas para jantar (explico também que este é meu segundo casamento e que, tenho certeza, será meu definitivo) e resolvi encarar o "problema" de tentar novamente "traçar um japa", no bom sentido, é claro. Como vocês sabem, o amor é lindo! Então, cheio de energia pela nova relação, um começo maravilhoso (que, por sinal, perdura até hoje e não dá sinais de enfraquecimento), uma empolgação enorme e aí comer algo que, em princípio, não me interessaria foi fácil. E não é que eu gostei?! E muito! Achei delicioso. E a segunda vez foi ainda melhor, porque já estava iniciado no assunto. Hoje eu realmente adoro a dita cuja cozinha japonesa e vamos com frequência ao restaurante. Como a Daniela já é grande conhecedora de restaurantes japoneses, estivemos em vários outros, até porque variar é importante, mas concordamos que o melhor mesmo é o Saikô. Um lugar que eu recomendo sem ressalvas e com a certeza de ter dado uma ótima indicação.

Se você mora em Porto Alegre, agradeça aos céus e compareça. Se veio só a passeio, não deixe de conhecer o local. Sei que você vai gostar tanto quanto eu. Fica na Av. Ijuí, quase na esquina com a Nilópolis, ao lado da Praça da Encol (a Encol nem existe mais, no entanto a praça ainda lhe rende tributo por ter deixado tanta gente na mão).

Nos vemos lá! Boa refeição!

domingo, 2 de maio de 2010

Comodo recebe nota máxima entre os firewalls testados pelo site Matousec. De novo.

O Comodo Internet Security conseguiu mais uma vez. Foi o primeiro e, até o momento, único produto testado pelo conceituado site Matousec a atingir a perfeição nos testes de segurança a que foi submetido.

Há anos que o site se dedica a testar produtos de segurança, mais especificamente firewalls. Por ele tomamos conhecimento de ótimos produtos, como o OnlineArmor Firewall, o PCTools Firewall Plus e o Outpost, além do próprio Comodo que, por sinal, coleciona vitórias desde sua versão 2.x. O site vem continuamente expandindo sua base de testes à medida que os firewalls vão evoluindo e atingindo notas altas, de forma que esse contínuo crescimento obriga os softwares a se aprimorarem no mesmo ritmo, gerando um círculo virtuoso.

Há poucos meses, o número de testes aplicados passou de 84 para 148, abrangendo uma gama muito maior de vulnerabilidades. Para se ter uma idéia, outros produtos conhecidos como ZoneAlarm ou Norton Internet Security ficam pelo caminho quando submetidos aos testes. Para o site, qualquer produto que não atinja pelo menos a nota "very good" (muito bom) não é recomendável.

O firewall da Comodo é tido como um dos mais conceituados desde muito tempo. Nos primeiros testes a que foi submetido, ainda na versão 2.x, ele apresentava várias falhas mas os desenvolvedores eram muito rápidos na correção, de forma que em poucas semanas ele passou a figurar entre os melhores e depois entre os perfeitos, de onde não saiu mais. E agora, com a nova suíte de 148 testes ele foi o primeiro e, por enquanto, único produto a atingir a excelência. E o mais interessante sobre o Comodo é que ele sempre foi absolutamente gratuito! O produto tem uma versão paga, com suporte pelo fabricante, mas a versão gratuita já é soberba. Somente seu antivírus, que integra o pacote "Internet Security", ainda é muito fraco e não recomendado. Mas quem quiser utilizar somente o firewall pode simplesmente desabilitar a instalação do antivírus durante a instalação.

Outros produtos também são bastante seguros, como o OnlineArmor, que também possui versões gratuita e paga, ou o Outpost, que se deu bem na antiga suíte de 84 testes mas derrapou na nova bateria de 148 testes e caiu para a faixa dos "não recomendados". Mas se trata de outro produto sólido e que rapidamente deve galgar postos na lista.

O problema é que os testes passaram a ser mutio demorados agora. Como a lista de verificações é extensa, leva um tempo considerável para que um produto seja testado. Em função disso, o site impôs limitações ao número de avaliações que um produto pode sofrer por ano. Isso significa que o Outpost pode ter as falhas corrigidas muito antes de voltar a ser avaliado, por exemplo. De qualquer forma, é reconfortante para nós, usuários, sabermos que há excelentes produtos à disposição e alguns absolutamente gratuitos. E no caso do produto da Comodo, outra vantagem é o fato de ele estar totalmente portado para o português.

Interessado? Visite o site da Matousec (em inglês) indicado acima ou o site da Comodo e sinta-se tranquilo: você estará protegido.

Abraços.

Novo desvio de rota

Ei! Eu já vi esse filme antes! Sim, caro leitor. Se você é um dos 3 que viu esse blog nascer, então já viu mesmo esse filme. Mudei o rumo das coisas mais uma vez. Sim, de novo. Eu tentei não fazer isso, juro! Mas o problema é que eu gostaria de deixar esse espaço mais flexível. Se eu conheço um restaurante bacana, por que não poderia indicá-lo aqui? Então eu dei uma discreta alterada no título do blog e outra bem menos discreta na descrição do mesmo. Mas espero que todos saiamos ganhando com essas alterações.