quarta-feira, 12 de maio de 2010

Japa in box. O prazer da culinária japonesa!

Sim, caros 3 leitores! Eu agora gosto de comida japonesa! Yes! Você não leu errado. Explico... Quem me conhece sabe que não gosto de frutos do mar, salvo as honrosas exceções do atum e salmão e que tolero camarões. Ponto. E olhem que esses três já são concessões que eu não faria no passado. Mas realmente gosto dos primeiros dois e encaro o terceiro com bravura.

A grande novidade é que a culinária japonesa entrou na minha vida recentemente, e como sempre pelas mãos da minha querida Daniela. Fiquei fã! Ontem mesmo estivemos no nosso templo predileto, o restaurante Saikô. Um lugar bonito, gostoso e com delícias de tirar o chapéu (alguém ainda usa chapéu?).

Foi exclusivamente pela qualidade das iguarias do local que eu me rendi. Já havia provado um sushi há muitos anos e francamente tinha ficado abaixo do camarão, ou seja, menos que tolerável. Mas acho que foi uma infeliz confluência de inadequações. O prato não era tão bem preparado (era um "genérico") e eu não estava realmente imbuído da vontade de conhecer coisas novas. Mas há 6 meses tudo foi diferente.

Estava com minha amada mulher numa de nossas primeiras saídas para jantar (explico também que este é meu segundo casamento e que, tenho certeza, será meu definitivo) e resolvi encarar o "problema" de tentar novamente "traçar um japa", no bom sentido, é claro. Como vocês sabem, o amor é lindo! Então, cheio de energia pela nova relação, um começo maravilhoso (que, por sinal, perdura até hoje e não dá sinais de enfraquecimento), uma empolgação enorme e aí comer algo que, em princípio, não me interessaria foi fácil. E não é que eu gostei?! E muito! Achei delicioso. E a segunda vez foi ainda melhor, porque já estava iniciado no assunto. Hoje eu realmente adoro a dita cuja cozinha japonesa e vamos com frequência ao restaurante. Como a Daniela já é grande conhecedora de restaurantes japoneses, estivemos em vários outros, até porque variar é importante, mas concordamos que o melhor mesmo é o Saikô. Um lugar que eu recomendo sem ressalvas e com a certeza de ter dado uma ótima indicação.

Se você mora em Porto Alegre, agradeça aos céus e compareça. Se veio só a passeio, não deixe de conhecer o local. Sei que você vai gostar tanto quanto eu. Fica na Av. Ijuí, quase na esquina com a Nilópolis, ao lado da Praça da Encol (a Encol nem existe mais, no entanto a praça ainda lhe rende tributo por ter deixado tanta gente na mão).

Nos vemos lá! Boa refeição!

3 comentários: