domingo, 2 de maio de 2010

Comodo recebe nota máxima entre os firewalls testados pelo site Matousec. De novo.

O Comodo Internet Security conseguiu mais uma vez. Foi o primeiro e, até o momento, único produto testado pelo conceituado site Matousec a atingir a perfeição nos testes de segurança a que foi submetido.

Há anos que o site se dedica a testar produtos de segurança, mais especificamente firewalls. Por ele tomamos conhecimento de ótimos produtos, como o OnlineArmor Firewall, o PCTools Firewall Plus e o Outpost, além do próprio Comodo que, por sinal, coleciona vitórias desde sua versão 2.x. O site vem continuamente expandindo sua base de testes à medida que os firewalls vão evoluindo e atingindo notas altas, de forma que esse contínuo crescimento obriga os softwares a se aprimorarem no mesmo ritmo, gerando um círculo virtuoso.

Há poucos meses, o número de testes aplicados passou de 84 para 148, abrangendo uma gama muito maior de vulnerabilidades. Para se ter uma idéia, outros produtos conhecidos como ZoneAlarm ou Norton Internet Security ficam pelo caminho quando submetidos aos testes. Para o site, qualquer produto que não atinja pelo menos a nota "very good" (muito bom) não é recomendável.

O firewall da Comodo é tido como um dos mais conceituados desde muito tempo. Nos primeiros testes a que foi submetido, ainda na versão 2.x, ele apresentava várias falhas mas os desenvolvedores eram muito rápidos na correção, de forma que em poucas semanas ele passou a figurar entre os melhores e depois entre os perfeitos, de onde não saiu mais. E agora, com a nova suíte de 148 testes ele foi o primeiro e, por enquanto, único produto a atingir a excelência. E o mais interessante sobre o Comodo é que ele sempre foi absolutamente gratuito! O produto tem uma versão paga, com suporte pelo fabricante, mas a versão gratuita já é soberba. Somente seu antivírus, que integra o pacote "Internet Security", ainda é muito fraco e não recomendado. Mas quem quiser utilizar somente o firewall pode simplesmente desabilitar a instalação do antivírus durante a instalação.

Outros produtos também são bastante seguros, como o OnlineArmor, que também possui versões gratuita e paga, ou o Outpost, que se deu bem na antiga suíte de 84 testes mas derrapou na nova bateria de 148 testes e caiu para a faixa dos "não recomendados". Mas se trata de outro produto sólido e que rapidamente deve galgar postos na lista.

O problema é que os testes passaram a ser mutio demorados agora. Como a lista de verificações é extensa, leva um tempo considerável para que um produto seja testado. Em função disso, o site impôs limitações ao número de avaliações que um produto pode sofrer por ano. Isso significa que o Outpost pode ter as falhas corrigidas muito antes de voltar a ser avaliado, por exemplo. De qualquer forma, é reconfortante para nós, usuários, sabermos que há excelentes produtos à disposição e alguns absolutamente gratuitos. E no caso do produto da Comodo, outra vantagem é o fato de ele estar totalmente portado para o português.

Interessado? Visite o site da Matousec (em inglês) indicado acima ou o site da Comodo e sinta-se tranquilo: você estará protegido.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário