domingo, 14 de junho de 2009

E quanto às séries?

Já vi que vai acabar ocorrendo outra mudança de rumo nesse blog sem norte. Coisa de marinheiro de primeira viagem mesmo. Por que digo isso? Porque hoje estou com vontade de falar a respeito de séries de TV. E me dei conta que poderia acordar a fim de comentar um livro bacana ou aquela música legal. Enfim, todos temas culturais mas não necessariamente filmes. Afinal, para quem gosta de tudo isso, dar atenção apenas a uma das áreas seria como caprichar nos sapatos e descuidar de todo o resto.

Mas vamos lá então: séries! Bem, por onde começar? Como sempre, pelo começo. O que me atrai numa série (ou em qualquer outra área)? Primeiramente, inteligência. Não precisa ser uma inteligência científica, óbvio, mas diálogos bem construídos, gags que nos peguem de surpresa e nos façam pensar ou dar uma boa gargalhada, assuntos bem desenvolvidos ou, principalmente, temas já muito batidos abordados por um ângulo absolutamente inusitado e que nos façam pensar: "puxa, como é que isso nunca me ocorreu antes?!"

Portanto, inteligência agregada é o maior segredo do sucesso sob o meu ponto de vista. Claro que há outros pontos que agregam valor: uma boa produção, um elenco convincente, uma bela fotografia e também a trilha sonora, que nós ouvimos com o subconsciente e quase nunca nos damos conta de que ela está ali mas tente removê-la e perceba que o resultado é algo desmembrado.

Seguindo esses critérios, meu primeiro candidato à discussão é a extremamente apetitosa série House M.D. e aqui cabe um adendo: como eu sou mesmo esquisito (quem? eu?), nunca assisto TV. Eu sempre espero pelo lançamentos dos DVDs para ver tudo com qualidade, sem aqueles comerciais habilmente inseridos nos momentos mais estúpidos como se o responsável pelos cortes fosse um gorila com uma tesoura e, principalmente, para apreciar tudo com o áudio original. Morte à dublagem!

Felizmente, hoje em dia as séries que chegam ao nosso mercado
(quase todas americanas, é verdade) contam com uma safra absolutamente surpreendente de roteiristas e produtores. Quando olhamos para trás e nos lembramos de como eram as séries nos anos 80 damos aquela risadinha nervosa e pensamos como pudemos gostar daquilo um dia. Às vezes temos ligação emocional com alguma delas por terem sido importantes na infância ou adolescência mas o fato é que eram muito ingênuas, pra dizer o mínimo.

O cenário atual é completamente diferente. Produções cuidadosas, roteiros inteligentes, personagens com perfil definido e a abordagem de temas para todos os gostos formam um cardápio como nunca se viu na TV mundial. O exemplo que citei, House, preenche todos esses requisitos em um ambiente hospitalar. Trata-se de um médico que é simplesmente a personagem mais rabujenta, antissocial (que saudades do hífen!) e intolerante que já se viu na TV. E deliciosamente interpretado pelo Hugh Laurie (o pai do Pequeno Stuart Little, pra quem não reparou nele naquele papel minúsculo). Se o assunto for séries policiais, temos exemplos como CSI em seus vários sabores. E assim temos representantes em todas as vertentes. Você certamente tem a sua preferida.

Portanto, não se acanhe! Dê-nos a sua opinião e sugestão. Estamos aqui para trocar idéias e, num futuro próximo, trocar o tema do brogue de novo...

Abraços.

2 comentários:

  1. Oba! Gostei da nova mudança de rumos! Que seja um blog de arte nas suas mais variadas expressões!
    Bom, quanto aos seriados, gosto de tantos... Mãos à obra, então!
    Primeiramente, temos que referir Friends. Impossível ficar de fora de alguma lista. Hoje, pode parecer bem bobinho, mas que atire a primeira pedra quem não era fã!
    Da mesma fase de Friends, eu era vidrada em Mad About You. Uma delícia de série sobre um casal, percorrendo todas as fases de sua vida, desde o namoro até a chegada do primeiro filho. Fã de carteirinha até hoje! Pena que não está mais sendo exibida em horário digno (me parece que passa na Sony, às 06h).
    Acho que, depois dessas, veio Sex and The City, outra delícia! Além dos dilemas femininos dissecados na tela, temos um catálogo de moda à disposição! Vestidos, sapatos, bolsas! O paraíso feminino! hehehe O seriado virou um filme igualmente interessante. Sigo fã de carteirinha também!
    Na mesma linha, a atualíssima Lipstick Jungle, é maravilhosa. Por sinal, dos mesmos criadores da anterior. Fique ligado na Fox!
    Antes de falar da minha verdadeira paixão, do seriado que me faz ficar em casa para assistir os episódios (quem diria né.....), vou falar de outras séries que também gosto (mas já deixei a audiência curiosa, hein!).
    Lost é demais para a minha cabeça que possui alguns fios loiros, mas interessante.
    House é muito legal mesmo, mas ainda sou iniciante. Vejo a temporada atual no Universal Channel, então não posso fazer maiores comentários para que o Cuca não perca a surpresa dos acontecimentos quando chegar à locadora. hahahaha
    Law and Order Special Victims Unit também é legal. CSI nunca vi, mas sei que é primo (fixação... hahahahahha... deixa pra lá...).
    Monk é divertidíssima! Sem contar que a portadora de TOC aqui se indentifica em alguns momentos... E dá-lhe Universal Channel de novo (juro que não sou garota propaganda).
    Outros que vejo esporadicamente, na Warner, são Two and a Half Men (muito engraçada), Gossip Girl (bobinha, mas me dá uma melancolia ao me lembrar que houve um tempo chamado adolescência), The New Adventures of Old Cristine (divertida) e Pushing Daisies (muito fofa mesmo, eles se amam mas não podem se tocar ou ela morre, uma bonita metáfora de amor).
    Daria para falar também em Everybody loves Raymond e According to Jim, da Sony.
    Mas essa lista está ficando extensa por demais (será que sou prolixa???).
    Então vamos falar daquele que me prende ao sofá, que me arranca gargalhadas e lágrimas... Brothers and Sisters! Universal Channel de novo. Quartas, às 23h, com reprises nos domingos às 20h. Elenco de primeira, roteiro muito inteligente e bem escrito, uma história que aproxima pois se trata de questões da vida familiar (e todos temos família, né...), sem falar nos gatíssimos irmãos Walker... Aiiiii... Meu ídolo Rob Lowe... Que sonho de consumo! hahahaha
    Portanto, se não der para assistir tudo, não perca, pelo menos, Brothers and Sisters!!!

    ResponderExcluir
  2. Pronto. Era só o que me faltava. Alguém pra dar razão pro meu irmão a respeito de Friends. Ele vive me torrando pra eu ver mas nunca me animei. Agora são dois... Oh, Lord...

    Brothers and Sisters já estou assistindo e gostando muito. Outro exemplo de diálogos inteligentes. Good! Pushing Daisies é ótima! Comediazinha romântica leve e despretensiosa mas cativante. Aguardo pelos DVDs da segunda temporada que saem daqui a poucos dias. Oba!

    E aí? Mais alguém tem dicas pra nos passar?

    ResponderExcluir